LUZ PARA A ARTE​

Light for Art , Estamos nos especializado na criação de sistemas a laser para conservação e restauração de obras de arte, combina a filosofia do grupo voltada para novos desafios tecnológicos com a recuperação da tradição artística do passado.

CAMPOS DE APLICAÇÃO

PEDRAS     |     METAIS     |     PINTURAS DE PAREDE     |     MADEIRA     |     TÊXTEIS     |     PINTURAS

PRODUTOS

Durante a década passada, foram fornecidas evidências substanciais de que a duração do pulso do laser é o parâmetro mais crucial na limpeza a laser de obras de arte. Graças também a estudos contínuos e otimização constante, em colaboração com centros nacionais de pesquisa, oferece agora a mais ampla escolha de sistemas a laser dedicados a esta aplicação muito específica.

Atualmente, somos capaz de satisfazer as necessidades de todos os clientes, permitindo que eles enfrentem com sucesso muitos problemas de conservação.

PEDRAS

Este é o campo de aplicação em que o laser representa uma realidade estabelecida no panorama dos métodos de intervenção. O primeiro e mais comum uso é a remoção de crostas negras e incrustações superficiais inorgânicas em elementos e monumentos arquitetônicos. O uso do laser não altera, mas preserva todas as pátinas presentes nas pedras entre o substrato e a degradação. Não há efeitos colaterais indesejados e a intervenção, mesmo para fins de manutenção, pode ser repetida várias vezes. A possibilidade de descartar tipos diferentes de lasers em termos de comprimento de onda e duração do pulso possibilita a intervenção mesmo em pátinas biológicas, estuques e gesso com os mesmos resultados e efeitos que aqueles que podem ser alcançados em superfícies de pedra. Recentemente, foi desenvolvida uma técnica adequada para remover Pichações de vandalismo e para intervenções em grandes superfícies.

METAIS

Quando se trata de artefatos de interesse artístico e arqueológico, o laser pode ser usado para a conservação de uma grande variedade de metais. Alguns anos atrás, um tipo específico de laser foi desenvolvido pelos Centros Nacionais de Pesquisa para remover oxidações e pátinas sobrepostas de superfícies de bronze dourado. A partir dessas primeiras experiências, as aplicações se espalharam: os lasers foram empregados também na restauração de grandes complexos monumentais diretamente nas superfícies de bronze e cobre, permitindo preservar as pátinas originais como detalhes da obra. Em combinação com alguns solventes, também é uma ferramenta válida para a limpeza de artefatos de prata de origem arqueológica. Aqui, como no caso de superfícies douradas, exploramos a alta reflexão da superfície do metal. Mais especificamente, quando se trata de artefatos de ferro, é preferível usar os novos lasers para remoção de ferrugem. Além disso, o tratamento térmico local torna a superfície mais resistente e retardando as ações de degradação subsequentes.

PINTURAS DE PAREDE

Os centros de pesquisa italianos desenvolveram uma geração de lasers que possibilitou, nos últimos dez anos, a intervenção bem-sucedida em diferentes problemas comuns à conservação de pinturas de parede. A natureza do pigmento, sua coesão com o suporte e a natureza e tenacidade da incrustação a ser removida são todos os parâmetros que devem ser avaliados pelo restaurador para escolher o sistema de laser que melhor se adequa ao caso em questão. Uma segunda aplicação - na qual a tecnologia a laser provou ser decisiva - é a remoção de camadas sobrepostas de cal das superfícies pictóricas. Nesse caso, não é uma ablação verdadeira, mas uma ação foto mecânica secundária que permite remover o desprendimento do gesso. Sempre que possível, essa ação é apoiada molhando suavemente a superfície das pinturas de parede com água.

MADEIRA

Os centros de pesquisa italianos desenvolveram uma geração de lasers O laser também pode ser usado para a limpeza de artefatos de madeira. Onde necessário, como consequência da porosidade do material, especialmente se degradado e na presença de policromia, o tratamento pode ser limitado com solventes químicos e substâncias aquosas. O laser também pode ser usado para a limpeza de artefatos de madeira. Onde necessário, como consequência da porosidade do material, especialmente se degradado e na presença de policromia, o tratamento pode ser limitado com solventes químicos e substâncias aquosas. A limpeza de tintas naturais ou sintéticas foi extensivamente estudada para definir os parâmetros operacionais ideais para proteger a aparência e a estrutura do material de madeira. Durante anos, o laser tem sido usado para limpar douramentos, especialmente aqueles em suportes de madeira, como os quadros históricos de pinturas em tela.

TÊXTEIS

O problema da limpeza de tecidos é certamente amplo, incluindo a preservação de tecidos arqueológicos. A tecnologia laser é o método mais adequado de intervenção em artefatos que apresentam fragilidade e estado precário de preservação, como os têxteis, por não envolver contato direto, ação mecânica na superfície ou uso de substâncias químicas. O laser pode ser aplicado com sucesso na limpeza de fios metálicos, ouro e prata, aplicados em suportes têxteis.

PINTURAS POR OLEO E PAINEL

A limpeza de superfícies pintadas é certamente um processo muito delicado e complexo que requer extrema seletividade da ação de limpeza. Por esses motivos, até alguns anos atrás, a limpeza das pinturas a óleo e painel representava um dos maiores desafios da tecnologia a laser.